Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Espíritismo e suas Doutrinas






“E, como aos homens está ordenado morrerem uma única vez, vindo depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.





Allan Kardec





Por: Cláudio Martucelli






Amados em Cristo, paz e graça a todos em nome de Jesus!           
Hoje quero falar um pouco sobre a “Doutrina Espírita” e em que consiste ensinamentos como: Reencarnação, Pureza dos Espíritos, Expiação e Reparação. Boa leitura!

O Espiritismo é um dos seguimentos religiosos mais antigo do mundo, embora haja um esforço de tentar "cristianiza-lo" na fã de adquirir seguidores entre os cristãos, a capa de "cristandade" não é o suficiente para esconder suas guarras nocivas. Dentro do 
Espiritismo existem várias linhas de seguimentos e muita das vezes é classificado em Alto, Médio e Baixo Espiritismo, outras vezes as ramificações são citadas por títulos como: KARDECISMO, CANDOMBLÉ, UMBANDA, MAGIA,  VUDU, BRUXARIA e não acaba por aqui, existem muitas outras ramificações.

Porém, hoje abordarei o ramo KARDECISTA.

Há uns 17 anos atrás foi acometido por alguns problemas de saúde, doente e muito preocupado fiz vários exames e não chegava a um diagnostico. Até que fui convidado por uma colega a visitar um “lugar” que segundo ela resolveria meu problema. Não pensei duas vezes, afinal, o que mais queria era a solução pro meu problema. Chegando ao local me deparei com uma casinha simples e que trazia na sua testeira um título: “Assembleia de Cristo – Centro Espírita”, pensei: se vou ficar bom é o que importa. Pra resumi, passei lá momentos de total horror, medo e sensações bizarras e não resolvi meu problema. O tempo ia passando, dia e mais dias e

cada vez pior, até que a convite de minha tia fui à igreja e chegando lá o Pastor orou por mim e graças a Deus faz 17 anos que fiquei livre da enfermidade. Louvado Seja Deus!

Quando fui ao Espiritismo pela primeira vez pensei trata-se de uma igreja evangélica por causa do título “Assembleia de Cristo”, não conhecia nada de religiões, achava que tudo era a mesma coisa. Hoje, porém, observo que os "espíritas" usam até mesmo a “bíblia’ na tentativa de cristianizar o espiritismo e assim confundir os cristãos. Até existe entre os espíritas um “Evangelho segundo o Espiritismo comentado por Allan Kardec” totalmente adulterado e manipulado de forma a sustentar suas “doutrinas e ensinamentos recheados de heresias”. “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” Gálatas 1:8.


Vejamos o que o espiritismo diz sobre reencarnação X ressurreição.
Para os espíritas reencarnação significa a volta do espírito a este mundo sucessivas vezes e cada vez que volta vai assumindo corpos com o objetivo de evoluir e nesse progresso alcançar a perfeição. No “O livro dos Espíritos”, páginas 83,84 de Allan Kardec, o autor interroga um espírito a respeito da reencarnação e qual seu objetivo, observe as respostas.
Kardec.
“Qual o objetivo da reencarnação?”

Espírito.
“Expiação, prova, melhoramento progressivo da humanidade. Sem isso, onde estaria a justiça?”

Kardec.
“É limitado o número de existências corporais, ou o espírito reencarna perpetuamente?”
Espírito.
“Em cada nova existência o espírito dá um passo no caminho do progresso. Quando se tenha despojado de todas as imperfeições, não mais necessitará das provas da vida corporal.”

Kardec.
“Em que se torna o espírito depois de sua última encarnação?”
Espírito.
“Em puro espírito”.

A reencarnação não tem absolutamente nada haver com a ressurreição, na ressurreição o espírito volta para o

 mesmo corpo, isso é visto em toda Bíblia, como por exemplo, nos casos relacionado abaixo:
Um homem no Antigo Testamento.
"E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés." 2 Reis 13:21.

Lázaro.
"E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro sai para fora."  João 11:43.

A filha de Jairo.
“E riam-se dele, sabendo que estava morta. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.” Lucas 8:53-55.

O filho da viúva de Naim.
“E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.” Lucas 7:14.

Jesus Cristo.
"Ele não está aqui, porque já ressuscitou como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia." Mateus 28:6.

Como disse, o espírito humano volta pro seu próprio corpo, é isso que a Bíblia ensina, foi isso que aconteceu nos casos relacionados acima, ao contrário da reencarnação que ensina inúmeras voltas e pra corpos diferentes até mesmo de animais ou outros seres vivos, isso é heresia! Um grande absurdo!

O Arrependimento.
Para o cristão o arrependimento é fundamental para a salvação, visto que, quando o homem se arrepende alcança o perdão de Deus e seus pecados são apagados. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.” Atos 3:19.

Já no espiritismo para se alcançar um “espírito puro” ou a perfeição, é preciso três coisas: arrependimento, expiação e reparação.
Segundo Kardec, “essas três coisas são necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências. O arrependimento suaviza a expiação abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. Do contrário, o perdão seria uma graça, não uma anulação”. ”O livro dos Espíritos, Página 244”.  . 

Sendo assim caros leitores, o arrependimento não é suficiente para que o espírito ache graça diante de Deus e suas faltas sejam apagadas.

E o que é a expiação?
Bem, no livro “Vocabulário Espírita, página 1252”, os espíritas definem a expiação assim: “pena que sofrem os espíritos como punição das faltas cometidas durante a vida corporal”. 
Então eu pergunto como o espírito vai fazer expiação se ele não se lembra das faltas cometidas? Para você entender bem, para os espíritas a dor, o sofrimento e a humilhação são instrumentos de evolução do espírito, e assim vai “expiando a culpa” cometida em vidas anteriores. Mas, querido leitor, por que pagar um preço que Jesus já pagou? Por que fazê-la se Jesus já efetuou uma expiação completa?
“Mas vindo Cristo... Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Hebreus 9:11-14.

A dor, o sofrimento e mesmo a humilhação é o resultado do pecado e não um fardo transferido de vidas anteriores, isso é mentira do diabo! O senhor Deus deixou isso bem claro a Adão lá no Éden.
“E a Adão disse: ...com dor comerás dela todos os dias da tua vida. espinhos e cardos também te produzirão; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto é pó e em pó te tornarás.”
Jesus morreu, sofreu e padeceu para que nós pudéssemos ter uma vida abundante.

A reparação impossível!
Reparar significa desculpa-se, pedir perdão, corrigir etc. 
Depois que Adão pecou lá no Éden, todos ficaram destituídos da graça de Deus, pois o pecado nos separa de Deus e como pecadores que somos não temos condições espirituais e morais para nos purificar e reparar nossa culpa diante de Dele, se nós mesmo pudéssemos reparar nossa culpa não precisava Jesus ter morrido. Por causa do pecado original e de outros que cometemos contra a vontade de Deus, ficamos cerimoniosamente impuros e precisamos do arrependimento para chegar ao perdão e misericórdia Divina. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:23,24. 

Em relação ao pecado pessoal contra “fulano”, Deus nos orienta a reconciliação em quanto vivo, afinal, o verdadeiro cristão que foi perdoado por Cristo não guarda mágoa, nem fica sem perdoar. Se ele não perdoa como pode ser perdoado? "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;" Mateus 6:14.

Já no espiritismo, para alcançar um espírito puro e perfeito é preciso à reparação e ela (reparação) se dar através de sucessivas reencarnações. O grande problema é que o espírito esquece o que aconteceu nas vidas passadas, sendo assim, como o espírito vai reparar o que não recorda? É impossível! O espírito não sabe o que fez de errado e nem á quem fez, vai pedir perdão a quem e do quê? Se um espírita morrer e antes ele cometeu alguma ofensa a alguém aqui na terra, já na próxima vida ficará sem ser purificado, perdido para sempre. Entendeu?

Querido irmão e amigo, amada irmã e amiga, não precisamos de nada disso Jesus já pagou o preço e alto preço, a reparação espírita é uma tolice, é vão e inútil. Aceitar esse ensinamento é o mesmo que negar o sacrifício de Jesus na cruz, é profanar a morte de Cristo, é inaceitável! 
Só Jesus Cristo é o Nosso Reparador, Ele já pagou o preço. Aleluia!
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” Efésios 1:7.

Segunda oportunidade depois da morte.
Outra heresia ensinada no espiritismo é o perdão depois da morte. 
No livro espírita "O Céu e o Inferno, página 747", Allan Kardec ensina que: "Toda falta cometida, todo mal realizado, é uma dívida contraída que deverá ser paga; se não for em uma existência sê-lo-á na seguinte ou seguintes, porque todas as existências são solidárias entre si. Aquele que resgata seu débito numa existência não terá necessidade de pagar segunda vez. Segundo Kardec seja qual for o pecado, o mais terrível pecado, será perdoado depois da morte. Mais uma vez o ensino do espiritismo vai de encontro ao cristianismo, visto que Jesus deixou claríssimo na parábola do rico e Lázaro.” E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.” Lucas 16:24-26.
 Observe que o rico morreu em pecado e não se arrependeu antes, no inferno em sofrimento clamou por socorro e misericórdia, se arrependeu, pediu perdão, suplicou a misericórdia, mas de nada adiantou. Portanto amigo leitor, perdão depois da morte é impossível, não há possibilidade.
Ainda nessa parábola o rico queria voltar aqui na terra para alertar seus irmãos que aqui ficaram, mas Abraão foi categórico em seu resposta. Não! Não crerão. ”E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam”.
“Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” Lucas 6:30,31.

Se essa possibilidade de perdão depois da morte fosse verdade, imagine só como não estaria o mundo, pois essa possibilidade é na verdade um convite para os pecados, afinal, se depois da morte posso ser perdoado porque não pecar, porque não gozar a vida com todos os seus prazeres e desejos carnais? Essa é uma mentira antiga, oriunda lá do Éden, quando Satanás fez a primeira "SESSÃO ESPIRITA" encarnando na serpente para enganar Eva. Como você pode ver, a mentira do espiritismo é antiga. "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." Apocalipse 12:9.

Deus quer te perdoar agora, hoje mesmo.
O Senhor Deus é poderoso para te perdoar de todo e qualquer pecado, sem exceção. Veja o que disse o Apóstolo Pedro em seu epístola: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." 2 Pedro 3:9.

"Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade."  Miqueias 7:18.

"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?" Ezequiel 33:11.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:7.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." 1 João 1:9.

"MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." 1 João 2:1.

Portanto meu amigo e amiga, se confessarmos os nossos pecados Jesus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. Pronto! Simples assim. Jesus nos ama muito e com certeza tem reservado melhores coisas’ para sua vida. Pense direitinho, pois, aceitar a doutrina espírita ou sua filosofia é o mesmo que negar Jesus e seu sacrifício na cruz. Não há harmonia ou comunhão entre a reencarnação e a ressurreição, aceitar as promessas ilusórias do Espiritismo é o mesmo que fazer Jesus e sua morte vicária inútil, em vão. Cuidado caro leitor, nem tudo que reluz é ouro. 
Escolha ficar com Jesus Cristo e a sua Palavra, a Bíblia.


Que Deus em Cristo vos abençoe.
Fique na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli.

8 comentários:

  1. Nossa e eu que pensava que era fácil crêr na fé espirita, pois pesava que eles criam que morriam e reencarnavão várias vezes e pronto tudo resolvido, mais não sabia dos processos que eles teria que passar pra isso acontecer,pelo menos é o que eles acham né, é na verdade fácil e bom é confiarmos e crermos naquele que já pagou toda culpa pelos nossos pecados,Jesus Cristo. Gostei muito meu querido do esclarecimento
    graça e paz

    ResponderExcluir
  2. Paz e graça. É infelismente existe pessoas que preferem essas "confusões". Devemos nos ater ao Cristo ressurreto desprezando as vans filosofias, porque como disse Paulo: "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência .

    Vamos ficar na graça de Cristo. Abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muitos se enganam com ensinamentos que distorcem a palavra de Deus,continue meu irmão fazendo esse trabalho abençoado para edificação de muitos, pois Cristo é o caminho, a verdade e a vida e não há salvação em outro.

    ResponderExcluir
  4. Amém Lisiane! É um prazer tê-la aqui Examiando nas Escrituras. O que me achama muito atenção é que dos sinais do fim do tempo, Jesus nos advertiu muito sobre "os falsos profetas" e "falsos Cristos", ou seja: um dos maiores sinais da vinda de Jesus é o ensino "religioso" apostata, seitas e heresias. Devemos realemnte vigiar. Abraço e fica na graça.
    Seu conservo.

    ResponderExcluir
  5. Bom, é uma pena que pensem assim da fé dos outros. Interessante que no filme O Nome da Rosa, de Umberto Eco,o frade William acredita que o Anticristo vai nascer em meio cristão, em virtude das loucuras que os clérigos fazem em nome de Cristo e de Deus. E pode bem ser verdade, pelo que se vê até hoje.
    Vocês só sabem fazer citações bíblicas,que, para os espíritas que compreendem não ser o Espiritismo uma doutrina cristã, não fazem efeito algum, posto que a Bíblia não foi escrita para os mesmos, mas para os judeus. Jesus era judeu nazareno e seus apóstolos eram igualmente judeus.Ele não foi o fundador do Cristianismo,mas seus seguidores perverteram seus sábios ensinamentos e os transformaram em mais uma dentre tantas doutrinas, plena de dogmas e proibições, quando Cristo, na verdade, não simpatizava com a hierarquia sacerdotal de sua própria religião, criticando os doutores da lei e dizendo que Deus não cabe em templos.Inclusive isto é dito em inúmeras passagens do Velho Testamento.
    Os espíritas não são hereges, sabia? Posto que não são ''cristãos'', então a ideia não se aplica. Exemplos de hereges cristãos: os cátaros, os valdenses e os gnósticos(inclusive acho os ensinamentos gnósticos incríveis!).Mas, lamento informar, os espíritas não são hereges porque não são ''cristãos'', embora alguns, ignorantemente, afirmem sê-lo.
    Por que escrevi ''cristãos'', com aspas? Porque entendo que ser cristão, agora sem aspas, não é o mesmo que ficar sob o teto de uma igreja, com a Bíblia debaixo do braço e gritando como se Deus fosse surdo.Não! A única exigência que Jesus fez é que vivêssemos como ele viveu, e nada mais.Seguir Jesus é imitar sua exemplar vida, não criar uma nova religião, como fizeram seus discípulos. Seremos salvos se trilharmos o mesmo caminho de Jesus! É só isso!
    Abraço. Gabriel

    ResponderExcluir
  6. Caro Gabriel boa noite! Vejo por suas palavras que seu conhecimento sobre Jesus Cristo ou o Cristianismo está á baixo de “iniciante”, sendo assim, não posso nem falar de exegese ou hermenêutica com você, mas tudo bem.
    Toda matéria elaborada por mim e que está no “Examinando nas Escrituras” tem como objetivo alertar e esclarecer os cristãos de ensinamentos nocivos, e a todos os que interessarem o assunto. O que sabemos do Anticristo está na bíblia, portanto, conteúdo cinematográfico pouco importa, nossa regra de fé e conduta é a Bíblia, e ela basta.
    Que o Espiritismo não tem nada haver com Cristianismo isso é fato, “fato inclusive denunciado na matéria”, dizer que a Bíblia não foi escrita para os “espíritas” e ao mesmo tempo possui uma “bíblia segundo o espiritismo” é realmente uma contradição absurda, ou no mínimo você se colocou como juiz de Allan Kardec.
    Em relação ao Cristianismo, o mesmo nasceu em Cristo, assim como o “Kadercismo” em Kardec, o “Confucionismo” em Confúcio, o “Budismo” em Buda e assim por diante. É no Cristianismo e não no Espiritismo onde encontramos os verdadeiros ensinamentos de Cristo e seus discípulos.
    Dizer que foram os seguidores “apóstolos ou discípulos” que perverteram os ensinamentos de Jesus dando inicio ao Cristianismo é realmente uma loucura de sua parte, chego a lamentar. Visto que são os próprios apóstolos e discípulos que narram às fascinantes historias de Jesus, portanto, mas uma grande contradição sua. A acusação que você faz dos discípulos e apóstolos de Jesus colocam em dúvida não só o cristianismo, mas até mesmo Jesus, ainda bem que sua acusação não tem fundamento.
    Em relação ao “Velho Testamento”, ou melhor, a Antiga Aliança, Jesus Cristo veio para cumprir a lei e estabelecer a Graça, e é isso que o Cristianismo prega, a salvação pela Graça abolindo os dogmas e tradições de homens.

    Concernente aos “espíritas serem hereges”, você poderia pelo menos pesquisar o que significa “herege” e evitar a questão, mas vamos então entender o que é um herege. Herege segundo dicionário Aurélio é: “uma pessoa que professa ou sustenta alguma heresia, que tem idéias contrária a da maioria.” “Heresia é uma doutrina que se opõe ao que a Igreja estabelece em matéria de fé. É uma idéia, prática ou opinião contrária ao que é aceito pela maioria. É uma palavra ou ato de desrespeito à religião.” Sendo assim meu Caro, herege são todos aqueles que ensinam reencarnação, contato com os mortos, expiação e reparação para purificação do espírito, evolução do espirito e tantas outras heresias por aí.
    Realmente os espíritas não são Cristãos, tem toda razão! Em relação ao seu entendimento de como ser um cristão, a sua falta de conhecimento sobre Jesus Cristo não lhe permite argumentar, infelizmente. De qualquer forma, obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e minha prece é que o quanto antes pessoas como você, sejam alcançadas pela graça e misericórdia de Deus. Abraço. Cláudio Martucelli

    ResponderExcluir
  7. Claúdio Martucelli, li seu artigo, e com certeza vc é mais um de muitos que não conhece a Bíblia, duvido que vc estude e medite os textos sagrados, os exemplos que vc deu sobre ressureição são ridiculos, ja que a filha de Jairo por exemplo morreu de novo não? como fica o morrer uma só vez? é claro o nosso corpo morre uma só vez, assim como Cristo se entregou uma única vez. O Espiritismo Kardecista nada tem a vêr com Umbanda, Candonblé etc nada tem a vêr.
    A doutrina espirita é bela, profundamente cristã, ela vem do Sr. Jesus, sem as adulterações de gente movida por vil ambição que muda constantemente as traduções biblicas.
    Olhe para a sua vida e para a sua igreja evangelica, falando da igreja quanta podridão não Claúdio? Comente sobre sua religião de gente que não trabalha, não estuda que se fantasia de Pastor. comente por favor!

    ResponderExcluir
  8. Desde já obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e ter lido meu artigo, de coração, obrigado.

    Percebo que a causa de sua "revolta" é por ter falo a verdade, visto que em nenhum momento você consegue refutar meu argumento. Que Deus te ilumine e que tu consiga sair desta escuridão em que vive.

    ResponderExcluir