Páginas

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O jovem que tinha cinco pães e dois peixinhos








"Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?". João 6:9.

O Jovem que tinha 5 pães e 2 peixinhos


Por: Cláudio Martucelli 


Amados em Cristo, paz e graça a todos.

Caros leitores, hoje eu quero compartilhar com vocês mais uma bela mensagem de fé que muito acrescentará em vossa jornada cristã. Boa leitura. 


Durante todo ministério de Jesus aqui na terra, por onde ele passava multidões o acompanhavam. Pessoas de todo território israelense e até mesmo de outras nacionalidades vinham buscar em Jesus algo que em nenhum outro era possível encontrar. Certo dia na região da Galileia próximo a Tiberíades, em um lugar ermo e distante da cidade, Jesus estava anunciando as boas novas do Reino de Deus a uma grande multidão que insistia em ficar e ouvi-lo. Ao cair da tarde um de seus discípulos preocupado, pediu a Jesus que despachasse a multidão a fim de que eles voltassem e comprassem algum alimento nas aldeias.  

A multidão


Nas Escrituras Sagradas percebemos que a notoriedade dos feitos de Jesus tomou proporções alarmantes, visto que sua fama ultrapassava fronteiras e tocava nos corações famintos por Deus. Muitos o reconheciam como o Messias prometido, outros como um grande Profeta e por isso bastava saber onde Jesus ia estar presente para imediatamente se aglomerar imensa multidão. Mas afinal, quem estavam entre essa imensa multidão que o buscava? Segundo o apóstolo João:

"E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos". João 6:2

Aquela multidão era composta por no mínimo 7 grupos de pessoas, ou seja: 

1- fariseus, os quais buscavam encontrar falhas em Jesus a fim de acusa-lo.
2 - religiosos preconceituosos e opositores.
3 - pessoas materialistas focadas em bens materiais ou que buscavam uma cura ou libertação, buscavam uma bênção.
4 - pessoas que gostavam de ouvir as sábias palavras do Mestre.
5 - pessoas incrédulas que buscavam sinais para poder crer.
6 - pessoas vazias e famintas do verdadeiro alimento que sustenta a alma e o corpo, a palavra de Deus. 
7 - e havia também, os verdadeiros adoradores que serviam a Jesus com sinceridade e verdade.

Todavia, como podemos observar a imensa maioria das multidões que o seguia tinham propósitos divergentes e na maioria dos casos egoístas e nocivos. Buscavam Jesus por interesses, com os lábios, mas os corações estavam amargurados e distantes, era uma vergonhosa busca por conveniência e egoísmo.

O jovem 

Naquele dia ainda cedo um jovem rapaz acordou disposto a fazer algo diferente, lavou o rosto, tomou seu café e com a alma faminta do verdadeiro alimento foi ao encontro de Jesus. Mas, ao contrário daquela multidão egoísta, aquele jovem decidiu levar em sua mochila cinco pães de cevada e dois peixinhos, talvez pretendendo compartilhar seu almoço com mais alguém, ou talvez uma oferta de gratidão ao Senhor Jesus. 
É fato que ele não pretendia voltar logo e se preparou para realmente ficar com Jesus, ele não foi interessado em receber um bem material ou receber uma bênção, mas, foi com o objetivo de ofertar, servir e adorar ao Senhor Jesus.

O tempo passou e ao final da tarde aquela multidão estava faminta, certamente Jesus já havia anunciado as boas novas, o amor do Pai e as suas parábolas, mas, era tão bom ouvi-lo que o tempo voou e quando perceberam já era tarde, entretanto, como buscavam um milagre insistiam em ficar. Naquele momento os discípulos de Jesus preocupados pediram que Ele despachasse o povo a fim de que fossem e comprassem algum alimento nas aldeias. 
"Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?". João 6:5

Filipe espantado, disse que nem mesmo duzentos dinheiros seriam o suficiente para comprar pães e alimentar aquela imensa multidão. Para termos ideia um dinheiro ou denário era o salário de um dia de trabalho, logo, duzentos dinheiros ou - denários eram equivalentes a seis meses e 20 dias de trabalho e mesmo assim não seria suficiente para comprar alimento para aquela multidão. O Apóstolo João revela ainda que aquela multidão tinha cerca de cinco mil homens sem contar as mulheres e crianças, portanto, acredito que naquela multidão havia entre 10 mil a 13 mil pessoas no total. 

"E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil". João 6:10. 

Era realmente impossível alimentar aquela multidão naquele lugar ermo e isolado. Mas, para glória de Deus aquele jovem que desde cedo estava com seus cinco pães e dois peixinhos, viu naquele momento uma grande oportunidade de cooperar com o reino de Deus e não pensou duas vezes, chamou André e disse:
- Olha senhor, eu trouxe 5 pães e 2 peixinhos, tomai e levai ao Mestre.  Aleluias!

Essa atitude revela não apenas um coração voluntário e fraterno, mas, sobretudo um jovem confiante e com o coração cheio de fé. Com uma atitude totalmente contrária ao do discípulo André, o jovem
não se preocupou com a quantidade, mas, confiou que o Senhor Jesus poderia operar o milagre da multiplicação, enquanto que André ainda sem jeito chegou a Jesus e disse:
"Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?". João 6:9.
Jesus então ordenou que a multidão se assentasse e havendo dado graças repartiu entre os discípulos e estes com a multidão e dos cinco pães e dois peixinhos, todos comeram e ainda sobraram doze cestos. Glórias a Deus!

A multidão atual

Hoje em pleno século XXI, histórias como esta acontecem com muita frequência no cristianismo, é impressionante como o egoísmo ainda impera nos corações e de certa forma os escravizam. Aquela multidão composta por vários grupos de pessoas só aumentaram, de lá pra cá, o que mais se vê no meio religioso atual são pessoas que buscam milagres, pessoas que buscam a cura ou libertação, que buscam prosperidades e riquezas, pessoas materialistas. 

Lamentavelmente, existem até mesmo aqueles que buscam a Jesus com o objetivo claro de granjear votos nos períodos de eleições, pessoas egoístas e interesseiras. Infelizmente o número de verdadeiros adoradores vem sofrendo continuas baixas e a cada dia que passa fica ainda mais difícil encontrar jovens como este, que mesmo no anonimato entrou para a historia como um grande exemplo de dedicação e fé. 
Meu Deus! Guarda o remanescente do teu povo. 

"Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído". Isaías 29:13. 

Infelizmente muitos líderes religiosos da atualidade pertencem aos grupos descritos acima, o que é uma lástima para o cristianismo. Certa vez Jesus disse aos seus discípulos que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriaria e consequentemente as pessoas se tornariam ainda mais egoístas e materialistas. Para atender essa considerável multidão egoísta muitos líderes religiosos estão criando atalhos e modismos e até apelam para a teologia da libertação ou da prosperidade. Fato é que muitos vão à igreja por interesse e não com o desejo sincero de servir ao Senhor Jesus. 

Quem não conhece alguém que só foi para a igreja para ser curado? 

Muitos chegam ali querendo receber o milagre, porém ignoram o Bendito Autor do milagre. Não são poucos os que ofertam e são fieis dizimistas, mas fazem isto, não é por terem um coração voluntario e fraterno como aquele jovem, mas, por almejarem o retorno, a prosperidade.

Meus caros leitores, devemos entender uma coisa, Deus não se engana. 
Muitos estão na igreja com medo de ir para o inferno e não porque conhecem e amam a Deus. Alguns são atraídos para igreja até mesmo por causa dos "cinco pães e dois peixinhos" em forma de cestas básicas e nessa condição acabam acostumando e continuam sem o desejo de mudança para suas vidas. 
"Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas'. Lucas 12:31

O jovem atual

Eu, Cláudio Martucelli,  louvo e agradeço ao Senhor Javé porque em todos os tempos sempre houve um remanescente que assim como este jovem, buscou ao Senhor Jesus com um coração sincero e generoso e que mesmo no meio desta grande multidão, tem pelo menos um pão e um peixinho para entregar ao Senhor Jesus. Na maioria das vezes as pessoas só sabem pedir, pedir e pedir e nunca tem nada a oferecer e quando falo oferecer não entendam que estou falando em DINHEIRO ou em DÍZIMOS para as igrejas, não! 
"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes".  Mateus 12:7  

Estou querendo chamar sua atenção para o que deve ser prioridade em sua vida, ou seja, dedicação ao Senhor, se afastar das impurezas, tirar do coração a mágoa e o rancor para que tenhamos um coração voluntario e fraterno, se libertar dos preconceitos e praticar o amor, deixar a soberba e a lascívia, viver em paz com todos, praticar a humildade e abandonar a inveja, ser sincero com todos e buscar o que é puro, não se apegue a ingratidão, mas, seja grato ao Senhor Deus por tudo.

Esses são os verdadeiros tesouros que alguém pode ter, pois, jamais perecem ou são furtados e permanecem para a vida eterna. Isso sim deve ser prioridade em nossas vidas e as demais coisas nos serão acrescentadas ao decorrer da jornada. 
"AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". 1 Coríntios 13:1

Mas ainda há uma pergunta que não quer calar, porque você vai à igreja? 
Porque ama Jesus, ou por algum interesse? 
E sua oferta é entregue pensando em receber alguma bênção ou é um gesto de gratidão? 
Será que você é um daqueles que só busca a Jesus quando está no fundo do poço? 
E quando você louva, é pensando em Jesus e como agrada-lo, ou é querendo aparecer? 
Reflita e não esqueça que Jesus é o mesmo, Ele conhece os pensamentos do seu coração. 
"E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza". Ezequiel 33:31.

O Apóstolo João não revela o nome desse jovem, porém tenho certeza que ao ofertar os 5 pães e os 2 peixinhos ele não exigiu algum reconhecimento, status ou fama, pelo contrário, buscou um intermediário (André) a fim de mesmo no anonimato deixar seu belo exemplo registrado na historia do cristianismo e inspirar gerações e gerações.
Com este jovem aprendi que mesmo aquilo que julgamos pouco ou pequeno, quando é colocado nas mãos do Senhor Jesus se torna abundante e grande. Aprendi que nossa prioridade é consertar e reparar o que está errado dentro de nós porque é lá que o reino de Deus se estabelece.
Aprendi que mesmo entre a multidão o Senhor Deus tem um remanescente. 
Seja você esse remanescente!


No amor de Cristo, Cláudio Martucelli.

37 comentários:

  1. Mensagem abençoada! Vou pregar ela..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Não chamamos de copiar a mensagem, mas de "divulgar" a mensagem. Rsrs

      Excluir
    2. Obrigado meu querido, da próxima vez registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado por visitar meu blog, passe a seguir para receber novas postagens. Que Deus abençoe

      Excluir
  3. pastor muito obrido muito bom esse estudo me permita pega algumas coisas daqui pra prega muito bom obrigado senhor jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras, e ao comentar por favor registre seu nome e local de onde fala para conhecer melhor nosso publico. Quanto a pegar essa mensagem para pregar na igreja, fica a vontade. Que o Altíssimo te abençoe

      Excluir
  4. Gostei e oque estou procurando mais achei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras, e da próxima por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog.

      Excluir
  5. Que mensagem linda,que Deus seja louvado de coração puro e sincero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  6. Olha respeito muito essa mensagem eu estou começando agora no evangelho amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog.

      Excluir
  8. Sertamente este resumo bíblico deste autor é muinto completo pois si faz uma absoluta visão dos fatos ,e revela um comentário verídico das visões geral do público materialista e interesses terrestre .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  9. Essa vai ser a minha palavra na minha igreja
    A palavra da oferta
    Aleluia
    Eu recebi amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  10. Boa foi essa Palavra direto do trono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  11. Muita Bom pode medita na palavra de Deus com um belo estudo aprendi muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  15. Deus continue lhe abençoando pastor, muito boa essa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  16. Amanheci pensando na canção que retrata está mensagem, e como poderia enrriquecer minha pregação ao Senhor, e encontrei, Deus o abençoe amado, fizeste a obra do Senhor

    ResponderExcluir
  17. Graças a DEUS que ainda tem remanescentes pra pregar a verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir
  18. Respostas
    1. Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelas palavras de incetivo, da próxima vez por favor registre seu nome e local para conhecer melhor nosso publico. Se possível siga o blog. Deus abençoe!

      Excluir