Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

A amizade de Jonatas e Davi






                                                       
E, indo-se o moço (Jônatas) levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. 1 Samuel 20:41.




Jônatas e Davi - .r7.com



Por: Cláudio Martucelli




Olá amigos! 
Hoje quero falar com vocês um pouco sobre amizade. 
Sempre que esse tema é apresentado penso imediatamente em dois personagens da Bíblia, Jônatas e Davi.
O que aprendemos dessa relação amigável entre os dois? Boa leitura!

Quando o Altíssimo Deus criou Adão e os demais seres vivos e os pôs no Éden, logo o Criador percebeu que não era bom para o homem viver sozinho, sem uma companhia, sem ter com quem conversar e dividi seus anseios, desejos e os momentos de alegria. Para termos ideia do que é o ser humano sozinho, Adão estava no Jardim do Éden com tudo perfeito e ainda assim, toda aquela perfeição e harmonia não foram capazes de preencher esse espaço destinado à relação humana, em pleno paraíso Adão sentiu falta de uma companhia.
"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele". Gênesis 2:18.

E quando falo de companhia, por favor, não entendam no simples ato de procriar, de fazer sexo, não! A companhia não se restringe a raça, espécie, ou ao gênero oposto, nem mesmo ao mero ato de fazer sexo, mas,  me refiro a companhia que constrói uma relação baseada na confiança mutua, que gera desejo e harmonia entre os envolvidos, falo de algo que entrelaça a alma gerando alegria e prazer pelo simples fato de estar com o outro.

Quem nunca teve um amigo? Alguém com quem dividimos nossos momentos de alegria e de dor, alguém a quem confiamos nossos segredos e compartilhamos os momentos? 
Talvez este questionamento te fez relembrar suas amizades de infância, pessoas com quem você viveu na rua do bairro, no colégio ou mesmo da faculdade e agora percebe que muitos daqueles amigos ou amigas, ficaram para atrás.

O filósofo grego Aristóteles definiu a amizade da seguinte forma: "a amizade é a alma de dois corpos". Além de Aristóteles vários filósofos, poetas, profetas, cantores, artistas e pensadores deixaram seus relatos sobre a amizade, mas confesso que Aristóteles definiu com grandeza a relação de lealdade, confiança e respeito entre duas pessoas. A amizade é um sentimento puro que liga duas pessoas pelo que elas são, jamais pelo que elas têm, de modo que, quem busca mais do outro acaba deixando muito mais de si mesmo. 

A verdadeira amizade nasce sobre uma plataforma onde "pequenos" e importantes detalhes nos atraem ao outro, onde os sentimentos sinceros são mútuos, onde a confiança, a fidelidade, o amor, o respeito e, sobretudo a verdade são os pilares que sustenta essa base. Esse leque de bons sentimentos mútuos pode ser encontrado na relação entre pai e filho, mãe e filha, no conjugue ou no casal de namorados, porém, como a amizade não se limita ao gênero, a raça ou mesmo ao tempo, ela também está presente na relação entre dois homens, duas mulheres, duas crianças, dois anciões, um jovem e um ancião,  bem como entre um homem e uma mulher. 

Com o avanço tecnológico e a expansão do mundo virtual, cada vez mais pessoas do mundo inteiro se relacionam e surgem novos tipos de “amizades”. Em muitos desses casos a amizade que se iniciou de forma virtual através do computador ou celular em redes sociais, se consolida e prospera a ponto de resultar em namoros e casamentos. Mas, infelizmente esse novo fenômeno também tem produzido várias matérias policiais, não são poucos os casos de estupro, latrocínio, cárcere privado, extorsão e morte. Devido a essa enxurrada de noticias tristes, na maioria das vezes a "amizade virtual" não ultrapassa a barreira de “Amigo Online”.

Na Bíblia encontramos muitos relatos de amizades, uma das primeiras citações nos fala da amizade entre Abraão e o Deus Altíssimo, temos também outro incomparável exemplo, o de Jesus, o Fiel Amigo que deu a própria vida por todos nós. Contudo, pretendo explorar o texto bíblico de 1 Samuel 20:41 que fala da amizade entre Jônatas e Davi, tendo em vista que essa relação de amizade se deu entre duas pessoas comuns, sujeitas às mesmas paixões e limitações humana.  

Atualmente existem “amigos” de todos os tipos, classifica-los seria tarefa árdua, principalmente quando nos voltamos para os meios de comunicação. Nas redes sociais as pessoas estão rodeadas de “amigos” onde é valorizada a quantidade ao invés da qualidade, mas, entendo que a amizade verdadeira não pode ser reduzida aos chamados “amigos virtuais” que comentam, compartilham e curtem suas ideias, pensamentos, fotos e vídeos. Os “amigos virtuais” que juram que te ama e te adora, mas quando te encontra na rua não é capaz de te reconhecer, certamente

não são representados por Jônatas e Davi.

O sábio Salomão também falou com propriedade sobre esse tema e certamente tinha em mente a grande amizade entre Jônatas e seu pai Davi, quando disse versos clássicos como esse: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão" Provérbios 17:17. 
Jônatas era o filho primogênito do rei Saul, o legitimo sucessor herdeiro do trono de Israel que no campo de batalha se destacava por sua bravura e firmeza, sempre lutando ao lado 


do rei Saul, seu pai. Mas, além da coragem e bravura, Jônatas se revela ainda maior e notável por seu caráter e por demonstrar um coração sincero e cheio de fé, um homem, sobretudo temente ao Deus de Israel.

A amizade de Jônatas e Davi aconteceu a partir do momento em que o jovem pastor de ovelhas foi apresentado ao rei Saul para tocar sua harpa e expelir os maus espíritos que atormentavam o rei. Os dois jovens, um pastor de ovelhas e o outro membro do exército, tinham em comum a fé no Poderoso Deus de Israel e de imediato se afeiçoaram de tal forma que foram impulsionados por um sentimento puro e sincero, que cresceu e foi construído com respeito, lealdade, amor e temor a Deus.
"E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente". I Samuel 20:42

Com o passar do tempo Jônatas descobriu que Deus havia ungido seu amigo Davi para ocupar o trono no lugar de seu pai, que pela lógica ele herdaria após a morte de Saul. Ignorando o seu ego e a tradição, Jônatas abdicou do seu direito ao trono e fez de tudo para defender Davi das investidas de seu pai Saul, que a todo tempo buscava matar Davi. 
Jônatas foi forçado a tomar uma posição e novamente enfrentou a fúria de seu pai para apoiar e defender seu amigo numa clara submissão à vontade do Senhor Deus. 

Imagino o quanto foi difícil para Jônatas manter a amizade sólida e verdadeira com Davi num ambiente conflituoso e tumultuado por interesses e pelo poder. Veja que Jônatas era o sucessor natural de Saul e muito em breve se tornaria o homem mais poderoso e influente do reino de Israel, no entanto, sua amizade por Davi torna-se ainda mais comovente e notória, quando vimos que o herdeiro legítimo abre mão de tudo para que o rival de seu pai tome posse em seu lugar. Jônatas realmente não tinha apego a bens materiais e ao poder, sua amizade por Davi estava acima de tudo isso, não por acaso sua historia se constitui sem dúvidas uma das mais nobres e belas historias de amizade.

Jesus também falou sobre a amizade e disse: "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos." João 15:13. 
Como disse Jesus, foi exatamente isto que Jônatas fez por Davi ao se sacrificar e abdicar dos seus legítimos direitos provocando a fúria dos seus familiares, acatando a vontade de Deus e renunciando a sua própria. Embora em fase de extinção, ainda acredito que existe essa amizade, onde a lealdade, a confiança, o amor e a sinceridade são recíprocos e não ha espaço para conveniência, até porque a verdadeira amizade não consegue permanecer numa relação onde apenas um é o amigo e o outro é por conveniência.

Como disse, a amizade é consolidada na confiança e Jônatas mostrou o quanto foi leal, ele poderia esquecer as confidencias trocadas com Davi, esquecer as palavras e toda relação amigável e de forma egoísta pensar somente no domínio do reino, mas não. Se isso acontecesse seria uma enorme decepção para Davi porque muito confiou, porque muito amou. 

Devido a muitas decepções, muitas pessoas se relacionam com freio de mão puxado, ou seja, com ressalvas, com medo de sofrer a dor e se decepcionar novamente. 
O amigo é alguém que amamos e gostamos muito, é alguém que sua presença nos alegra e passa segurança a ponto de transforma-lo num confessionário. Contudo, devemos ter muito cuidado e certeza do que estamos fazendo para que o nosso "confessionário" não se transforme num triturador  na primeira dificuldade e exponha sua intimidade, seus anseios e segredos a terceiros causando-lhe imensa dor.

Hoje eu tenho certeza que: Nem sempre ser amigo, significa ter amigos, devido a algumas decepções fui obrigado a rever meus conceitos sobre o tema e ver com mais cautela e menos ilusão os sorrisos e palavras lisonjeiras, consequentemente saber separar Amigo e “amigos”. Parece irônico, mas nesse mundo pós-moderno onde a globalização e a conexão dos povos se torna cada dia mais realista, o egoísmo e o individualismo ainda impera com muita força. 

Cada dia que passa, devido o esfriamento do amor nos corações e o aumento assustador da iniquidade, os verdadeiros amigos como Jônatas e Davi estão à beira da extinção, devidos o egoísmo e individualismo marcante. “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. Mateus 24:12 Nesse ambiente individualista o adágio popular: "O CACHORRO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM", ganha força devido as constantes decepções provocadas pela triste descoberta de saber que seu melhor amigo não passa de um simples colega.

Amigos de verdade ultimamente se contam com sobra, na palma de uma mão, não tenho muitos amigos tipo Jônatas e Davi, mas, ainda acredito nessa possibilidade e quando isso acontecer que tenhamos sabedoria para retribuir o carinho, o apoio, a presença, o amor e a sinceridade pertinente a uma verdadeira amizade. Que o mesmo Deus que cuidou de Jônatas e Davi, nos conceda discernimento e sabedoria para reconhecer o amor nos pequenos e simples detalhes que constitui uma linda e verdadeira amizade.

Que possamos confiar no melhor e maior amigo de todos, Jesus Cristo. Com ele jamais corremos o risco de nos decepcionar e se ouvirmos atentamente a Sua voz, certamente saberemos selecionar os bons e verdadeiros amigos que encontraremos durante nossa jornada aqui na terra“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. João 15:14

Fique na graça que é melhor que a vida.

No amor de Cristo, Cláudio Martucelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário