Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

A Imortalidade da Alma.








"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seu nariz o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente". Gênesis 2 7



Imagem, Google.com

 

Por: Cláudio Martucelli



Caros leitores, paz e graça a todos em nome de Jesus.

Hoje gostaria de falar um pouco sobre a imortalidade da alma e tentar responder algumas dúvidas semeadas por seitas como, Adventistas do 7* dia e Testemunhas de Jeová. 
Boa leitura!  

Talvez você esteja incluído na multidão de pessoas que já ouviram a expressão "morreu acabou", eu mesmo já ouvir várias vezes tal expressão, no entanto, as Escrituras Sagradas nos revela que após a morte do corpo a alma permanece viva e consciente. Portanto, tudo que foi realizado no corpo, permanece mesmo depois que esse voltar ao o pó, ou seja, as lembranças, o conhecimento, a consciência, a razão e as emoções que são coisas abstratas, estão tão interligadas pela alma e espirito que mesmo com a morte da parte material do ser humano (corpo), o que é abstrato permanece.
  
Algumas seitas pseudo-cristã na fã de tentar sustentar suas heresias, distorcem os textos bíblicos dando outro sentido ou significado ao texto sagrado, porem a seguir vamos meditar em várias passagens bíblicas para entendermos melhor o assunto.

Nas Escrituras Sagradas exitem varias palavras com vários significado, uma delas é - Alma, por isso muitas das vezes cria-se uma imensa confusão e até mesmo heresias como:
"A Dormência da Alma" ensinada pelos Adventistas do 7° dia, e
"A extinção da Alma" ensinada pelas Testemunhas de Jeová.
Percebe-se também que é na ignorância que surge as expressões "morreu acabou".  

A palavra Hebraica Nephesh é traduzida para "alma" no Antigo Testamento mais de 500 vezes, já no Novo Testamento a palavra Grega Psiche é traduzida mais de 60 vezes. 

A palavra alma é utilizada nas Escrituras para se referir a: 
animais, pessoas, sangue (vida), como também a algo abstrato, imortal e incorpórea.

De acordo com as tradições judaicas e conforme o Torah, entre os judeus havia a crença na vida após a morte, embora o tema não fosse muito explorado, os judeus sempre acreditaram na imortalidade da alma. De Gêneses ao Apocalipse é possível constatar inúmeros relatos onde a Alma é apresentada como imortal e de forma consciente. 
Vejamos a seguir os textos das Escrituras. 

Se refere a animais em:

"Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome". Gênesis 2 19
No texto acima o Altíssimo Javé apresenta à Adão todo ser vivente, ou seja, toda alma vivente, para que Adão coloque os nomes aos respectivos seres vivos. Então, todo ser vivente, seja aquático, terráqueo ou mesmo uma ave, são nomeados nas Escrituras de Alma Vivente. 

"Então para o SENHOR tomarás o tributo dos homens de guerra, que saíram a esta peleja, de cada quinhentos uma alma, dos homens, e dos bois, e dos jumentos e das ovelhas". Números 31 28 
Aqui mais uma vez a palavra alma é designada aos animais. 

"Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e toda alma vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação". Levítico 11 10

"E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente." Apocalipse 16 3.
Aqui o texto se refere aos animais aquáticos, visto que, "e morreu no mar toda a alma vivente". 

Se refere a pessoas em:


"Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito." Êxodo 1 5.
No texto acima Moisés utiliza a mesma palavra hebraica "Nephesh" - Alma, para fala das setenta pessoas da família de José que foram para o Egito. Setenta almas, ou seja, setenta pessoas.

"Estes são os filhos de Raquel, que nasceram a Jacó, ao todo quatorze almas." Gênesis 46 22. 
Ao todo quatorze almas.

"E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos." Atos 2 43.
Mais uma vez o texto sagrado das Escrituras refere-se as pessoas como alma. Em toda alma havia temor, ou seja, em todas as pessoas havia temor.


Se refere a um ser imortal e incorpórea:


"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram." Apocalipse 6 9.
Observe agora que o sentido da palavra alma faz referencia a um ser imortal que subsiste mesmo com a morte do corpo. Fica nítido que o corpo humano é apenas uma casa temporária onde o verdadeiro ser humano habita. 
  
"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." Mateus 10 28.
Aqui mais uma vez o texto sagrado faz distinção entre o corpo que morre e a alma que continua a existir e em sofrimento no fogo do inferno, ou seja, um ser eterno e consciente.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4 12.
Aqui o Apóstolo Paulo vai além e mostra que o ser humano é tricotomista, ou seja
O homem é formado de um corpo, uma alma e um espírito, contrariando a dicotomia, que diz que o homem foi formado de: um corpo e um espirito, e que a terceira parte só existe na união das duas primeiras. 

A Alma e as seitas


Quem nega a consciência e imortalidade da alma geralmente citam versículos bíblicos para sustentar seus ensinamentos, porem esquecem que essa palavra (Alma) tem mais de um significado como vimos acima. 

Vejamos alguns versos citados pelas Seitas:

"E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança."  Gênesis 17 14.
Aqui o texto está se referindo a pessoa, observe que o versículo começa da seguinte forma: "E o homem incircunciso" portanto a palavra "alma" aqui é uma referência ao ser humano como um todo, a pessoa. Algumas seitas utilizam esses textos para afirmar que a alma morre,  ou que a parte abstrata pode ser extirpada.

"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá."  Ezequiel 18 4.
Mais uma vez o texto faz referencia a pessoa. Ezequiel antes desse versículo já tinha proferindo uma palavra sobre "uvas verdes" que os pais tinham comido e desbotaram os dentes dos filhos, querendo dizer que os filhos antigamente levavam a culpa dos pecados dos pais. Agora ele diz que aquele que pecar esse morrerá, tanto o pai como o filho. Portanto a palavra "alma" aqui é usada para fazer referencia a pessoa do pai como do filho. Quando a bíblia diz: "a alma que pecar essa morrerá...", o texto na verdade está se referindo ao ser humano como todo e não a alma incorpórea e invisível como em Apocalipse 6, ou seja: quem pecar, seja o pai, mãe, filho ou filha, essa alma (pessoa) é que morrerá, é isso que o texto diz e não que a parte incorpórea morre. Mais um texto usado de má fé pelos sectários de seitas . 

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma". Eclesiastes 9 10
Quando Salomão diz que os mortos não sabem ou não tem lembranças e não podem, isso é do ponto de vista de quem fica aqui "debaixo do sol". Quem morre não tem conhecimento do que acontece aqui, suas expectativas em relação a esse mundo foram com ele para sepultura. Sua participação, colaboração, em relação a esse mundo morreu, observe que o texto diz que pra onde ele vai não há obra, projetos, nem conhecimento etc...
Então veja, quem morre, morre "neste mundo" para esse mundo, contudo a sua alma continua com o banco de dados, conhecimentos, lembranças, imagens etc. deste mundo.

O homem faz muitos planos, tem amigos, um trabalho e quando ele morre, todos os seus planos morre, visto que os seus planos com certeza era para ser realizados aqui na terra. A sua amizade, seu trabalho, findou aqui na terra, pois ele não poderá comparecer mais no seu trabalho e nem tão pouco manterá um relacionamento amigável com ninguém aqui. Então, do ponto de vista de quem fica, quem morre, morre para tudo que fica.

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." Eclesiastes 9 5
Quando o homem morre, aos poucos a sua memória vai caindo no esquecimento, nos primeiros dias ou semanas sentimos a ausência daquela pessoa, porém o tempo se encaminha de nos conformar. Na verdade não lembramos dos entes queridos como lembramos do filho que está no colégio, ou como o pai que está no trabalho ou coisa assim, e dessa forma quem morre tem sua memória em nosso esquecimento.

"E, assim Josué desfez a Ameleque e a seu povo a fio de espada. Então disse O SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué: que Eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus". Êxodo 17 13,14
Veja, SENHOR Deus estava riscando a memória do povo Amalequitas sobre a terra, seria um povo sem história, sem nome, sem lembranças, ou sem ser lembrados pelos demais povos. Povos como os Egípcios, Romanos, Assírios, Babilônicos, Gregos, Persas etc... são lembrados até hoje pelos seus feitos, seus nomes etc... Já Amaleque! Quem foi??? Portanto é dessa forma que a memória é entregue ao esquecimento e não jamais que a alma do homem perde sua consciência na morte.

A composição humana.

Alguns alegam que a composição do ser humano foi "barro e sopro Divino" (dicotomia-duas partes), portanto duas matérias e não três como nós ensinamos "espírito, alma e corpo"(tricotomia-três partes).

Afirmam que a alma é o resultado da união do espírito com o corpo e nunca uma "parte" da composição separável. Quem defende essa tese, diz que na morte o espírito deixa o corpo e consequentemente a composição deixa de existir extinguindo também a alma, visto que para eles a alma só existe quando há a união do espírito com o corpo.

Alguns defendem que a Alma está no cérebro ou é o cérebro humano e portanto quando o homem morre, morre a alma, significa dizer que as lembranças, sua memória e personalidade acaba.

Eu, Claudio Martucelli, acredito que na criação de Adão, Deus fez o homem (o corpo) do pó da terra, e para que esse tivesse vida soprou nas suas narinas "o fôlego de vida", é justamente nesse "fôlego de vida" que se encontra a "alma e o espírito". 


No Antigo Testamento não encontramos menção dessa divisão tricotomista com tanta clareza como fez o Apóstolo Paulo no Novo Testamento, pois foi o primeiro a dividir o ser humano em três: "espirito, alma e corpo".
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus". Tessalonicense 5 23

'Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". Hebreus 4 12 


Entendendo os componentes: 

CORPO - ESPÍRITO - ALMA.

Corpo: É a parte material do homem, criada da terra, ossos, tecidos, sangue, carne, órgãos, cabelo, etc... O corpo é apenas uma "roupagem" que cobre e apresenta ao mesmo tempo o verdadeiro homem espiritual. Da terra veio, para a terra voltará. Tudo isso acaba na morte.
"No suor de teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3 19.

Espírito: É a parte espiritual do homem, "o ser vivo espiritual e eterno", criado pelo sopro de Deus e que existe no corpo ou fora do corpo. Para que o homem espiritual habitasse nesse mundo material era preciso um corpo material para o homem. Por isso Deus criou o homem e colocou o espírito dentro dele conforme Zacarias.
 

"Peso da palavra do Senhor sobre Israel; Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele." Zacarias 12 1

Alma: É a personalidade do espírito humano, composta pelo intelecto, raciocínio, razão, vontade, mente, emoção e ⁰a consciência, logo essas manifestações estão eternamente interligados no espirito. Assim como o espírito, a alma é imortal e permanece consciente mesmo quando fora do corpo, visto que alma e espírito se pertencem e estão sempre interligados

Como o espírito que saiu da boca do Deus eterno, é eterno, logo, o homem espiritual também é eterno,  portanto a alma que está interligada com o espírito também é.   " Porque, se eu orar em línguas desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento(mente)fica sem fruto". 1 Coríntios 14 14

Vejamos outros textos bíblicos que dão suporte ao ensino da Imortalidade e consciência da alma. 


"E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram". 
Gênesis 35 29

"E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão". 
Números 27 13 
Note que a expressão "recolhido ao teu povo" dá à entender que o "povo" ainda existe e está consciente, até porque para Deus não ha mortos, pra Deus todos vivem. Sabe porque? Porque Deus é dominador tanto no mundo material (nosso) como no mundo espiritual (seres espirituais).
"Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos". 
Lucas 20 38 

"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno". 

Provérbios 23 13,14
Salomão está dizendo que se o pai não castiga o filho com "vara" ou não disciplina, um dia o filho vai morrer e sua alma vai para o inferno por ter sido desobediente e não aceitar a disciplina do pai. Mas se o pai castiga o filho com vara e disciplina, o filho ainda assim um dia vai morrer, porém sua alma foi salva do inferno por ser um filho obediente e aceitar a disciplina do seu pai.

"E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu". 
1 Reis 17 22
Esse versículo bíblico diz que o garoto estava morto, Elias orou ao SENHOR pelo garoto e a alma do menino voltou a entrar no corpo novamente. Ora, se a alma morre na morte, porque a alma tinha saiu e voltou a entrar, se saiu onde estava? 

 "E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim". 
Gênesis 35 18
Mais um texto onde diz que na morte a alma deixa o corpo e não morre.

 "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram"
Apocalipse 6 9 -11
Esse texto sagrado tem por séculos atormentado os defensores da "dormença da alma" e da extinção da alma", pois aqui vemos as almas dos que foram mortos por amor a palavra de Deus, e clamando, conscientes, inclusive pedindo justiça sobre os que estava na terra. Esse é um grande exemplo da imortalidade e consciência da alma.

"Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e abraçando-o, disse: Não vos perturbeis que a sua alma nele está". 
Atos 20 10
Nesse caso o garoto estava vivo, talvez desmaiado, desacordado...mais vivo, pois sua alma estava nele, disse Paulo.

"Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor". 
Deuteronômio 34 7
A Bíblia diz que Moisés morreu e o SENHOR Deus o sepultou. Ora, se Moisés morreu como pode ele ter aparecido no monte da transfiguração á Jesus? Essa é mais uma demostração de que a alma não morre nem tão pouco fica inconsciente.
"E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias". Mateus 17 3,4

"vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos". 
Apocalipse 20 4
E vi as almas daqueles que foram mortos, vejam: pessoas morreram porém suas alma-espíritos estavam conscientes.

 "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo"
Mateus 10 28
Observe que aqui Jesus diz que mesmo matando o corpo, nada podem contra a alma.

 "E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou"
1 Samuel 28 13,14
Essa é mais uma clara demostração de que os Judeus acreditavam na vida pós morte, senão Saul não teria buscado (embora errado) a necromante.

"Tu me farás ver a vida; na tua presença há plenitude de alegria; na tua destra, delícias perpetuamente." 
Salmos 16 11
Não pode haver plenitude de alegria e delícias perpetuamente para uma alma dormente ou liquidada.

"Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
Salmos 76 24
Deus recebe na glória quem "fica dormindo no túmulo?

"Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos." S
almos 116 15
Seria preciosa ao Senhor um morto no sepulcro com sua alma dormindo nele, inexplicavelmente presa à matéria, somente saindo com ela na ressurreição? Acho que não!

"E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus que o deu." 
Eclesiastes 12 7

Se volta a Deus, não fica dormindo " no leito" do corpo dissolvido, nem se acaba. Em Deuteronômio 31 16 Deus predisse que Moisés, em breve, estaria "dormindo" com seus pais. Na interpretação adventista, sua alma estaria dormente no sepulcro. No entanto, ele aparece, transfigurado, no Monte da Transfiguração com Elias e Jesus.

"Apareceu-lhes Elias e Moisés, e estavam falando com Jesus." Marcos 9 4

Não consta que Moisés ressuscitou, maneira de se "despertar do sono", conforme a tese adventista; e mais, falou com Jesus. Elias foi transladado 2 Reis 2 11, mas Moisés "dormia", com seus pais, isto é, estava morto. Como então apareceu "falando" com Jesus?

"Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? E ele não é Deus de mortos, e sim, de vivos" Mateus 8 11;
Mateus 22 32

Deus de vivos, não de almas letárgicas inconscientes ou totalmente liquidadas, presas aos elementos físicos de seus cadáveres.

"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". 
Lucas 23 34

No paraíso, no céu, não em sono sem sonhos na matéria putrefeita. Seria hoje!

"Pai, na tua mão entrego o meu Espírito! E, dito isto, expirou". 
Lucas 23 46

Cristo, como verdadeiro homem e não uma fantasia humana, no conceito adventista, deveria entrar em profundo estado letárgico, entregar o seu espírito ao sono sepulcral. Pelo contrário, entregou-o ao Pai, levando com ele o companheiro de cruz para o Paraíso celeste: "Hoje estarás comigo no Paraíso".

"Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." 
Filipenses 1 22 23

Partir e estar com Cristo, não ficar dormindo no leito tumular ou morrer e acabar tudo, sem consciência.

"Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor". 
2 Corintios 5 1 - 8

Deixar o corpo e habitar com o Senhor, certamente no seu Paraíso. A alma adventista, na verdade, não deixa o corpo: fica dormindo nele até a ressurreição, já as das testemunhas de Jeová, morre junto com o corpo.

"...Foi e pregou aos espíritos em prisão." 
1 Pedro 3 19

Espíritos que rejeitaram a mensagem de Noé para que conhecessem o Juiz de todos os seres humanos. Espírito vivos, conscientes, não almas dormentes.

"Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamavam em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgar, nem vingas o nosso sangue dos que habitam a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram." 
Apocalipse 6 9-11

Almas conscientes e ativas sob a proteção de Deus, isto é, "debaixo do altar", reclamavam a justiça divina sobre seus algozes. Cristo aconselha tais almas a aguardarem com paciência e tranqüilidade porque a solução final do julgamento somente aconteceria quando se completasse o número dos eleitos e mártires. Aqui se explicita claramente que as almas dos justos mortos vão para o altar celeste, onde ficam sob a proteção do Salvador. Lendo texto como este, ainda é possível acreditar na dormência ou inconsciência da alma?

"Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos". 
Apocalipse 20 4

Almas dos que morreram por martírio, vivendo e reinando com Cristo durante mil anos. Consciência no Céu e no Inferno. 

Jesus Cristo, o Verbo encarnado, Mestre incontestável, esclareceu-nos de forma convincente e definitivamente sobre a situação consciente dos mortos, justos e injustos, no estado intermediário por esta extraordinária parábola, o Rico e Lázaro:

"Havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou em tormento nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, Pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos". Lucas 19 16 31
Negar esta parábola com o objetivo de rejeitar a situação dos mortos no estado intermediário é menosprezar a revelação feita pelo próprio Jesus Cristo sobre esse tema. Deturpar-lhe o significado, como fazem alguns, é corromper a Palavra de Deus.
Uma fato que precisa ser levado em consideração, é Jesus inicia a Parábola com o verbo Haver, "Havia certo homem rico...", afirma Jesus.  

Aceitar nos seus termos, como realmente deve ser, ficam estabelecidas as seguintes doutrinas:


Na morte o Corpo e Alma-Espírito separam-se:

- O mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado"(vs.22). 

Cristo, pois, não defende a tese adventista de que a alma fica dormindo com o corpo: Como vimos, na morte corpo e Alma-espirito separa-se. Tal separação, porém, dura somente enquanto durar o "Estado Intermediário", que será interrompido pela ressurreição tanto de justos como de injustos. Os justos ressuscitarão para o gozo eterno; os ímpios para o juízo eterno.


As Almas ativas e Conscientes:  

Viu: "Levantou os olhos e viu"; 
Clamou: "Pai Abraão..."; 
Requereu: "Manda a Lázaro..."; 
Sentiu: "Estou atormentado"; 
Intercedeu: "Imploro que o mandes à minha casa paterna; 
Altercou com Deus: "Não, Pai Abraão; se alguém dos mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Quer uma alma mais consciente e ativa que essa?
O rico certamente preferiria o "sono", mas isto não lhe foi possível. 

Céu e Inferno: 

Jesus ensinou a existência do Céu, onde o mendigo Lázaro recebe o consolo divino, repousado no seio de Abraão (vs.22; cf. 25), onde permanece aguardando dias ainda melhores; e do Inferno (hades), onde o rico se encontra em tormento (vs.22-23; cf. 25), aguardando dias ainda mais piores. 

Castigo Eterno:

"Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; e tu, em tormentos"(vs. 25). O castigo imposto à alma pela justiça divina no Hades, continuará na Geena depois da ressurreição. Os que pregam o "sono da alma" no tempo intermédio entre a morte e a ressurreição e, portanto, a sua inconsciência; os que proclamam a "inexistência" do inferno e das penalidades eternas, gostariam que a Parábola do Rico e Lázaro não constasse dos escritos sagrados, mas não são poucas as tentativas de negar-lhe a autoridade doutrinária com a alegação de que Jesus não a contou para falar da vida futura no Estado Intermediário. Impossível, porém, negar o inegável. 

As Almas dos Justos Estão no Céu:

Primeiro, o ex-ladrão convertido na cruz foi convidado por Cristo a estar com ele no Paraíso imediatamente após a morte (Lucas 23.43). 
E o Paraíso é o Céu: 
"Conheço um homem em Cristo que, há quatorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe); e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe), foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir" 2 Corintios 12 2 - 4.
Segundo, as almas dos redimidos, aperfeiçoadas, estão incluídas no rol da Igreja celeste:
"À universal assembléia e Igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, Juiz de todos, aos espíritos dos justos aperfeiçoados" Hebreus 12 22 23.

As Almas dos Ímpios estão no Inferno:

Veja a situação da alma do rico em Lucas 16 23,25. Compare o ensino do divino Mestre na parábola do Rico e Lázaro com o que nos revela o apóstolo Pedro em 1 Pedro 3 19,20; 2 Pedro 2 9.
Punição eterna: 
A bênção do salvo é eterna, mas a maldição do réprobo também é eterna; começa no estado intermediário com o tormento do Hades, continua no fogo da Geena, depois de ressurreto. 

Sobre as penalidades eternas, ouçamos o Mestre dos mestres:

"Se a tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível [ onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno [ onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme nem o fogo se apaga". Marcos 9 43-48.
O fogo e a imundícia do Vale de Hinon são tomados por Cristo para ilustrar o castigo eterno dos ímpios. Curiosamente esse texto está excluído da Bíblia dos Testemunhas de Jeová. 

Mais duas sentenças de Cristo:

"Então, o Rei dirá também aos que estiverem à esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos". Mateus 25 41. 
"E irão estes para o castigo eterno, porém, os justos, para a vida eterna". Mateus 25 46. Confira também: Daniel 12 2; Mateus 5 22; Mateus 8 11,12; Mateus 18 8,9; Judas 7; Lucas 3 17; Hebreus 10 27; Apocalipse 19 20; Apocalipse 20 10,14-15; Apocalipse 21  8.

Portanto, meus caros leitores, conforme vimos nas Escrituras Sagradas, as doutrinas da "dormeça da alma", "inconsciência da alma" "morte da alma", não tem respaldo bíblico. Pelo contrário, em toda Bíblia é encontramos vários textos onde afirma a imortalidade consciente da alma mesmo depois da morte do corpo.
Fico por aqui, espero ter esclarecido e eliminado suas dúvidas.  


Fica na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário