Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Jesus está no barco!






"E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram". Lucas 8:22.





Autor: Cláudio Martucelli


Paz e graça a todos.

A vida nos reserva grandes momentos, alguns bons outros ruins, alguns marcantes e inesquecíveis. Ainda jovem passei por alguns desses grandes momentos e sentir na pele essa realidade. 
Venha comigo!

Na minha família há muitos pescadores, pai, irmãos, tios e primos sempre pescaram, certa vez, em uma dessas pescarias eu estava presente, na ocasião nosso barco ficou preso em um tronco de manguezal em meio a uma “maré grande”, eu tinha 14 anos e confesso que na hora temi o pior, fiquei temeroso, pois estávamos distante das margens, queria chorar e ao mesmo tempo sair dali. E no coração clamava a Deus. Até que meu primo conseguiu desvencilhar o barco usando o remo, ufa! Que alívio meu Deus!

A vida muito se assemelha com as marés, ou com os movimentos das ondas do mar que estão em constante vai e vem, às vezes sob tormentas, às vezes sob calmaria, de igual modo é a vida. É maravilhoso quando tudo está indo bem, quando tudo dar certo, só calmaria, só bênção. Mas, quando menos se espera surge às tempestades, a tormenta se levanta de tal forma que chega pensar no pior. Contudo, nunca esqueça que as estruturas de nossos barcos são iguais, e que Jesus tem que ser o diferencial dentro dele.
Acalme-se, Jesus está dentro do barco!

Obviamente que, o que passei na foz do rio Vaza Barris com meus primos não se compara com o que os discípulos de Jesus passaram no mar da Galileia. Naquela embarcação havia pescadores experientes e acostumados com o mar da Galileia, Pedro, André, João e Thiago, por exemplo, nasceram e viveram da pesca e com certeza já tinham passado por grandes momentos em suas vidas.

Depois de mais um dia cansativo, os discípulos estavam fazendo mais uma travessia, talvez imaginassem que era apenas mais uma travessia como muitas outras que já haviam realizado, só que desta vez traziam em seu barco um passageiro ímpar, traziam Jesus de Nazaré!

As Escrituras Sagradas relata a valiosa história de Jesus e seus discípulos no mar da Galileia, o Mestre Amado estava deixando uma margem em direção a outra e aos poucos foram se distanciando da multidão. Depois de alguns minutos de navegação sobre águas tranqüilas, longe da margem e a sóis, depois de mais um dia cansativo, Jesus deitou sobre uma almofada na polpa do barco e dormiu.

De repente sobreveio uma tempestade de vento no mar e as ondas se levantaram de tal modo que o barco se enchia d água, os discípulos experientes pescadores, com certeza tinham enfrentado outras situações de perigo em suas pescarias, mas, naquela noite a força do vento era extraordinária, a tormenta era incomum e por isso temeram o perigo, pois viam seu barco cause naufragar. Penso que aqueles homens se apavoraram ainda mais ao ver que Jesus aparentemente dormia e não se importava com
a situação.   

"E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo". Lucas 8:23.

Com certeza tentaram colocar em prática suas experiências para contornar a situação, mas foi tudo em vão, era algo como nunca tinham visto antes, nada estava dando certo agora, tudo levaria a crer que iriam perecer. Por algum momento o desespero e a angustia tomou conta daquela tripulação, longe da margem, no escuro, sob uma forte tempestade, estavam “sozinho”, apavorados, meu Deus que situação!
 O medo e o desespero invadiram os corações daqueles pobres homens, de sorte que não conseguiam enxergar absolutamente nada além do vendaval e a fúria do mar sobre eles. Quando os discípulos viram que não tinha mais nada a fazer e que seu barco ia afundar, resolveram então chamar Jesus: Mestre, Mestre! Estamos perecendo! Jesus então levantou e erguendo as mãos repreendeu o vento e a fúria do mar cessou e fez-se bonança. Aleluia, glórias a Deus!

"E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança". Lucas 8:24.

Depois de tudo resolvido, o mar em calmaria e os corações aliviados, Jesus fez uma pergunta muito interessante aos seus discípulos, pergunta que serve também para nós hoje: 
"E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?". Lucas 8:25.

Veja, Jesus estava com eles dentro do barco, mas o medo e o desespero tinham tomado conta dos discípulos de tal forma que mesmo na presença de Jesus, eles temeram. Infelizmente, assim como os discípulos, muitas pessoas quando estão diante das dificuldades que o mar da vida nos apresenta, se deixam abaterem de tal modo que não conseguem enxergar Jesus ao seu lado, na polpa de seu barco, esperando você clama, Mestre, Mestre, socorre – me!

Meu Deus, por que isso? Por que aquilo? Talvez você não esteja clamando a Jesus ainda, quem sabe confia na força de seu braço, na sua experiência, no político amigo da família, no poder do seu dinheiro. Pode ser que estejam recorrendo a cartomantes, ciganas, gurus, profetas, guias espirituais, ou mesmo ao horóscopo. Estes, não podem acalmar as tempestades da sua vida! Só Jesus de Nazaré tem pode para domar o vento e acalmar as tempestades. Nunca esqueça, a nossa fé tem que está em Jesus, devemos ter esperança Nele, pois Ele jamais nos deixa só, acredite!

 "Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam." Salmos 9:10. 

Caros leitores, quantas vezes somos apanhados pelos vendavais da vida? Quem sabe você sempre teve uma vida de grande bonança, tudo indo bem, a família com saúde, sucesso no emprego e de repente veio o vento forte sobre você. Sem esperar as coisas tomam rumos diferentes e você não entende porque isso está acontecendo e não tem forças para contornar a situação. Esses momentos difíceis vêm sobre nós de várias formas: no diagnóstico de uma doença, na difícil realidade de um parente viciado em drogas, na infidelidade conjugal ou mesmo no desemprego.

Assim como os discípulos, você luta, confia na força e experiência para vencer os problemas que lhe cerca, mas percebe que nada muda. Nessa altura o desespero é tão grande que parece que Deus te esqueceu, a sensação é de que Jesus está dormindo e você está sozinho no grande mar da vida. Murmurações e dúvidas preenchem o coração: Deus me esqueceu! O que foi que eu fiz? Porque só acontece comigo? Não tem jeito!
E depois recorrer a tudo e a todos, a sua alma esta com medo, o coração dói e o desespero te assola.
Ouça atentamente com o coração, vá a Jesus! Clame agora mesmo pelo Mestre Amado! Ele contempla toda sua dor e espera o seu clamor.  "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." Tiago 1:6.

Mas, prezados leitores, quem tem sido o seu passageiro em sua vida, Jesus ou seu ídolo pop star? Quem você tem dentro do seu barco (coração)? Jesus ou o ódio por alguém? Onde está a sua fé, em Jesus ou no padre / pastor? Se você acha que Jesus não está em seu barco, convide-o agora, clame por Ele com fé! Você não pode perder mais tempo, clame por Jesus, peça para Ele entrar em seu barco, em sua vida. 
Talvez você esteja pensando: Mas eu já tenho Jesus em minha vida. Que ótimo! Então é só clamar com fé, de repente Ele está lá na polpa á dormir.
"DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". Salmos 46:1.

Amados, nossa vida é comparada a um barco em alto mar e no mar da vida todos os barcos estão sujeitos às mesmas situações, mas, nunca podemos esquecer-nos de navegar com Jesus dentro dele.
Lembro-me agora do Hino da Harpa Cristã 467 que diz:
"solta o cabo da nau, 
toma os remos na mão
e navega com fé em Jesus, 
e então tu verás 
que bonança se faz 
pois com Ele seguro estarás".

Às vezes fico pensando, Jesus poderia privar seus discípulos daquele momento angustiante ou quem sabe amenizar a situação, mas, não! Jesus é especialista em fazer o impossível, aquilo que o homem não consegue realizar, quando acabam todas as forças e recursos humanos, é justamente aí que Jesus se manifesta. "E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." Mateus 19:26Glória Deus!

Lembre-se, maior que seu problema é o Senhor Jesus e para Ele nada, absolutamente nada é impossível, nunca esqueça que Jesus está dentro do seu barco, se não está convide-o agora, aceite Jesus como seu Senhor e Salvador e com certeza Ele estará sempre abordo de seu barco.
"Confia no Senhor, espera nEle e tudo ele fará por ti”. Salmos 37:5.

Que o Senhor Javé abençoe ricamente cada um de vocês em Cristo Jesus.


Fiquem na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli.

2 comentários:

  1. Sim, meu caro Mário Genário! Deus está no barco de nossa vida e com certeza cuidará de nós. Obrigado por visitar o blog, venha sempre e que Javé te abençoe.

    ResponderExcluir