Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

A Consulta aos Mortos e o Espiritismo.







“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consultem a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.” Deuteronômio 18:10-12.



Sessão Espírita na cidade de En-Dor



Por: Cláudio Martucelli




Amados em Cristo, paz e graça a todos em nome de Jesus!

Hoje pretendo prosseguir com o tema - Espiritismo - e vou discorrer sobre a sessão espírita realizada na cidade bíblica de En–Dor conforme o texto da Bíblia de 1 Samuel capítulo 28. 
O que realmente aconteceu ali? Foi Samuel mesmo que se manifestou naquela sessão? 
E quem morre volta aqui ou podemos manter contato com os mortos? Convido você agora á fazer um exame nas Escrituras e eliminar as duvidas pelo conhecimento da Palavra de Deus. Boa leitura. 

O espiritismo vem ao longo do tempo se esforçando para consegui respaldo bíblico para seus ensinos, falam que tem em Jesus o modelo de vida, que pregam a fraternidade, o amor e a caridade e usam até mesmo uma “bíblia” (Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec) que, como já falei em outras matérias, é totalmente deturpada e produzida sob manipulação a fim de atender os ensinamentos espíritas. 


Para justificar o Espiritismo eles costumeiramente apontam a “sessão espírita” realizada na cidade bíblica de En-Dor onde estavam presente: o rei Saul, dois de seus servos, a necromante (médium - espírita) e um espírito maligno (vulto) no afã de cristianizar o espiritismo, tentam mostrar que a sessão espírita está na Bíblia e

que por está na Bíblia é legitima sua pratica.

Prezado leitor, não se deixe enganar! A Bíblia também relata várias outras práticas e costumes de povos pagão-ímpios como os babilônicos e cananeus, contudo não é por estarem narrados na Bíblia que o torna válido para a prática cristã, pelo contrário, Deus permitiu que fosse escrito para servir de alerta á nós cristãos.

Vamos aprofundar a questão?

No principio do seu reinado, o rei Saul expulsou, perseguido e destruído da terra de Israel quase que todos os necromantes (médiuns - espíritas) e fez isso em cumprimento a lei de Deus conforme “Êxodo 22:18; Levítico 19:31 e Deuteronômio 18:9-13” porém, com o passar do tempo o rei Saul tornou-se soberbo e rebelde e já não se submetia mais a Palavra do Senhor. Por causa de seus constantes pecados e rebelião o rei Saul acabou sendo rejeitado por Deus que já não o respondia. 

O rei Saul estava passando por tempos de guerras e conflitos, a soberba e o orgulho o afastou de Deus, consequentemente as respostas de divina cessaram. O silêncio de Deus incomodava bastante o rei Saul que já não tinha mais seu fiel conselheiro Samuel. Com o profeta Samuel morto e sem as respostas de Deus, o rei Saul sentiu na pele o preço da rejeição. 

Antes de falecer o profeta Samuel havia dito ao rei Saul que o Senhor Deus tiraria o reino de sua mão e daria a Davi, essas palavras com certeza levou o rei Saul ao desespero, depressão e angustia.

Alguns anos depois da morte de Samuel os filisteus (inimigo de Israel) prepararam uma invasão em massa ao território israelense e o rei Saul aterrorizado e totalmente desesperado sem orientação, clamou por socorro ao Senhor Deus, mas não houve resposta. 

Na história dos lideres judeus podemos ver o agir de Deus a favor do povo de Israel, orientando e conduzindo o seu povo diversas vezes, esses "auxílio Divino" aconteceram com: Moisés, Josué, Débora, Gideão, Sansão e tantos outros. Entre os judeus era comum Deus se manifestar a seu povo de três maneiras: pelo ministério dos profetas, pelo ministério dos sacerdotes e por sonhos.  
Esses eram os meios pelos quais o rei consultava o Senhor Deus e obtinham respostas:
Profetas (profecia) “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1.
Sacerdotes (urim e tumim) "E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação." Números 27:21.
Sonhos (visão) "E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." 1 Samuel 28:6.

O rei Saul não conseguiu contato com Deus por nenhum dos meios legais acima relacionados, não teve nenhuma resposta da parte de Deus e a cada minuto o desespero e a angustia só aumentava na sua vida, estava perdido e vendo o tempo passar, os inimigos se preparavam para atacar e Saul sentiu a dor de está sozinho em meio á multidão. Observe também que nessa ocasião o Espírito de Deus não estava mais com o rei Saul, mais um espírito mau o atormentava. "E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR." I Samuel 16:14.

Os filisteus estavam se aproximando de suas fronteiras e o rei Saul sabia que Deus não estava com ele, seu conselheiro Samuel estava morto á anos e ele não via uma saída, estava só. Desesperado por uma orientação “divina”, Saul ordenou a seus homens que encontrassem uma feiticeira necromante (médium - espírita), para em uma sessão espírita tentar um contato e buscar uma orientação com o já falecido Samuel. "Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar." 1 Samuel 28:7.

Geralmente são nessas situações de desespero e angustia que algumas pessoas desorientadas procuram solução pros seus problemas no ocultismo, na macumba, na magia, horóscopo, nas cartas, nos rezadores e outras práticas obscuras. Foi assim comigo e talvez seja com você, quem sabe você está agora desesperada, angustiada, sofrendo uma grande dor, com medo e aterrorizada e essa situação tem te levado a buscar auxílio no ocultismo e em portas que só te lavará ao abismo.
Cuidado caros leitores!

A Sessão Espírita em Detalhes.

A prática espírita era proibida pela lei de Moisés, a pena para quem praticasse ou se associasse ao ocultismo ou mediunidade era a morte. Foi por isso que o rei Saul chegou à noite e de modo camuflado na cidade de En-Dor, obstinado em obter uma resposta "divina" utilizou até mesmo aquilo que sempre combateu. Totalmente desorientado e sem a direção do Espírito Santo, o rei Saul pediu para a necromante (médium - espírita) “chamar” o profeta Samuel dentre os mortos.

O texto versículo por versículo.

"Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar". 1 Samuel 28:7 A necromante agia de forma clandestina.
"E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser". 1Samuel 28:8 Evidente que, se o rei Saul se apresentasse á feiticeira como Saul, ela jamais aceitaria fazer a sessão espírita, por isso se camuflou e disfarçadamente foi até a feiticeira - espírita.
"Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?". 1 Samuel 28:9.  A mulher nem imaginava que era Saul que estava falando com ela e com medo de morrer ficou com receio de atender aqueles homens, temerosa por ser descoberta e denunciada ao rei Saul.
"Então Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso". 1 Samuel 28:10.  Então Saul faz um juramento garantindo segredo, sigilo sobre a sessão espírita e a mulher aceitou a realizar a sessão espírita.

“A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.” 1Samuel 28:11. “Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.” 1 Samuel 28:12. Observe que o inicio do versículo 12 (vendo, pois, a mulher a Samuel,...), quem está falando que a mulher viu Samuel é o narrador que com certeza não estava lá ou não fez parte da “sessão espírita”, sendo assim, o escritor bíblico está apenas narrando ou reproduzindo a historia contada por alguém no anonimato, quem sabe um dos servos de Saul. 

O espírito maligno revela a ela que aquele que estava com ela era o próprio Saul e de imediato o grito. Agora a mulher já sabia que era Saul que estava ali e sabia também que não podia decepcioná-lo ou morreria. "E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.” 1 Samuel 28:13 Se você observar todo texto, em nenhuma ocasião à médium falou que viu Samuel, mas que viu “deuses”, depois disse que via um “ancião” envolto numa capa. Ou seja, a médium dar apenas características que induzisse o rei Saul a acreditar que era Samuel. Quem fala que o espírito era Samuel é somente o narrador e isso por que essa historia foi contada a ele ou chegou até ele por alguém que acreditou ser Samuel aquela manifestação, o escritor bíblico apenas escreveu o que lhe contaram.
E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
1 Samuel 28:14. 

Preste atenção! Aqui a mulher fala que “o homem” é um ancião e está envolto numa capa. Vejam, essas informações ela já tinha mesmo antes da sessão começar quando Saul disse que queria consultar Samuel. Ora, o profeta Samuel era conhecido em todo Israel era fácil descreve-lo e quando faleceu já era um ancião e tinha o costume de usar uma capa para proteger-se. "E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou." I Samuel 15:27.

A feiticeira jamais diria que estava vendo uma mulher, uma criança ou um rapaz, ela sabia o risco que estava correndo e temia ao rei Saul, entendeu?
“Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se...”. Saul naquele momento se inclinou por "ter entendido" que era Samuel quem falava, essa atitude do rei fez com que os seus dois servos também acreditassem, a feiticeira porem, sabia que não era Samuel, mas um "espírito personificado" que repetiu ali o que o profeta já havia dito quando estava vivo. E assim, essa história foi contada para outras pessoas desta forma, e desta forma chegou ao narrador bíblico. 
Em relação ao diálogo não há nada de novo nos versículos seguintes, pois, o “espírito personificado” apenas repetiu o que o profeta Samuel já havia falado quando estava vivo.                                    . 
“Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir”? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.  1 Samuel 28:15.
Queridos não há a menor possibilidade de o falecido voltar, o patriarca Jó que viveu muito antes de Saul e Samuel já havia dito que: “Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim é aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá” Jó 7:9-10. 

Outra coisa muito interessante é: se Deus não respondeu ao rei Saul pelos meios legais, ou seja: Profecia, Urim - Tumim e Sonhos, porque responderia utilizando uma prática ilícita (o espiritismo) e totalmente condena da por Sua Palavra? Não há razão para isso! Afirmar que quem se manifestou em En-Dor foi Samuel, é uma clara demonstração de que não conhece absolutamente nada de exegese bíblica ou a hermenêutica.
Vejamos agora o que disse o salmista Davi.
"Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim." 2 Samuel 12:23.
Com a filha doente, o Rei Davi jejuou, chorou e clamou a Deus pela criança, mas quando soube que a menina havia falecido, levantou-se foi ao templo e depois voltou pra sua casa a comer. Essa atitude do rei Davi não foi entendida pelos oficiais de sua corte, então ele explica: 
"Davi - enquanto a menina estava viva, eu Davi,  fiz o que pude, porém depois da morte eu e vocês não podemos fazer mais nada, entenderam? Davi prossegue: Um dia eu irei a ela, um dia eu e vocês também vamos morrer, um dia eu estarei lá com ela, mas, ela jamais voltará para mim, jamais voltará para casa, visto que quem morre não volta para nós, não volta mais, entenderam?  Como Davi era diferente de Saul.
"Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?" 1 Samuel 28:16. 
"Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi". 1 Samuel 28:17.                                                                       
"Como tu não deste ouvido à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto". 1 Samuel 28:18.            
"E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus". 1 Samuel 28:19.
O que aconteceu com o rei Saul e seu reino foi consequência dos seu pecado e rebelião, colhe-se o que se planta e Saul colheu com justiça.

Analisando o diálogo da primeira "sessão espírita" lá no Jardim do Éden e outros textos da Bíblia, percebo que ao longo da historia Satanás sempre se utiliza da Palavra do Criador para tentar enganar as pessoas, veja alguns exemplos:
"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." Gênesis 3:4, 5. Com Eva, Satanás lançou a dúvida e a pseudo-promessa de ser um "deus" conhecendo o bem e o mal.
"Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra." Mateus 4:5, 6. Com Jesus, Satanás citou a Sagrada Escrituras para tentá-lo e fazê-lo pecar contra Deus-Pai, consequentemente anular o plano da salvação.
"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." Atos 16:16-18. Com Paulo, Satanás mais uma vez tentou levá-lo á dúvida, como fez com Eva lá no Éden.

O que aconteceu ali na cidade de En-Dor e como sempre acontece em vários lugares, foi a manifestação de um espírito maligno que sob o poder de satanás escraviza e destrói multidões. Naquela "sessão espírita” e em todas outras, o que acontece ali não passa de uma fraude e manifestação demoníaca, nada mais. E não se espante com isso caro leitor, visto que o apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios disse que satanás tem poder de até se transfigurar em um anjo de luz. "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."  2 Coríntios 11:14. 
Ora, se Satanás tem poder de até se transfigurar em um "anjo de luz", se passar por um falecido é "fichinha" né verdade? Se pode se transfigurar em "anjo de luz", coisa que ele não é então com certeza pode "personificar um falecido" e enganar multidões como tem feito. Infelizmente.

Contato com os mortos.

Amados em Cristo, a saudade de um ente querido que se foi e a pseudo-promessa de contato com um parente morto tem levado multidões a buscar esse encontro ou contato através do espiritismo. 

Mas, o que a Bíblia ensina sobre isso? Vejamos.
Quando alguém morre a Bíblia afirma que “segue-se o juízo”, "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9:27. Ou seja, não tem mais volta.
No entanto, a doutrina da reencarnação permite que o homem morra e volte em outro corpo depois morre de novo e torna a voltar e esse processo de "morre e volta" acontece inúmeras vezes e assim vai... isso é heresia e totalmente contrário as Escrituras Sagradas.

O patriarca Jó disse: “Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim é aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá” Jó 7:9-10. Entendeu meu caro leitor? Não tornará jamais! Quem morre não tem mais parte em absolutamente nada nesse mundo.


Salomão disse: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma... e já não tem parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5, 6.
Ezequias afirma que: “Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem para a cova. O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos faz notória a tua verdade.” Isaías 38:18-19.

Mas as palavras de Jesus na parábola do "rico e Lázaro" em Lucas 16:19-31 é de muita importância para o tema e de igual modo muito esclarecedora. Jesus ali narra uma historia verídica, observe que ele começa a parábola dizendo: "Havia um homem...", ou seja, o conteúdo da parábola não é uma simbologia como alguns defendem, mas, de fato aconteceu e estava na mente de Jesus.
“E disse ele (o rico): Não pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles (os irmãos do rico), arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” Lucas 16:30-31.

Aqui ficou claro a impossibilidade de volta, realmente não existe! A história do rico e de Lázaro mostra a impossibilidade de um falecido sair do lugar dos mortos e voltar aqui na terra, ou a uma "sessão espírita" para ter contato com os vivos ou para trazer recados ou conselhos, isso é heresia é mentira! É impossível e até ante cristão, é "pura" mentira do diabo! 


Podemos observar que o rico, que fora ímpio em vida e não temia a Deus, agora queria voltar para alertar os seus parentes vivos para que não praticassem as mesmas ações dele e consequentemente não fosse parar no mesmo lugar que ele, o inferno, mas, Abraão foi categórico em sua negativa, eliminando qualquer possibilidade de volta ou de manifestação em "sessões espíritas". Não caia nessa! Como disse o salmista Davi: Nós iremos a eles, mas eles nunca virão á nós.  
Para conclui vamos analisar mais um texto em Isaias 8:19 que diz: ”Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus”? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaias 8:19.

Caro amigo e irmão, querida amiga e irmã, o texto por si só já é claríssimo, mas, encerrar essa matéria sem comentar um pouco esse texto é um tanto difícil pra mim... rsrs. 

Pois bem, no texto acima é o Senhor Deus que está falando através do profeta Isaias. E Ele diz: "Olha meu povo, quando te convidarem para ir consultar os que têm espíritos familiares, "os médiuns" e adivinho não vá, fujam deles, se afastem dessa prática, corram pra longe do espiritismo e suas ramificações. “O Senhor Deus” prossegue e pergunta: ”Por acaso não é a mim, o Senhor Todo-Poderoso que te criou que te dar vida, saúde e tudo que tens que deves consultar”? Não é ao seu Deus que vocês tanto falam que tem que deves manter o contato? E porque tens ido ao espiritismo? Digam-me, o que vocês, o meu povo vão fazer no centro espírita? A favor dos vivos vocês vão consultar os mortos?". 

Antes de encerrar deixo claro que não tenho absolutamente nada contra o "espírita" e sim contra a prática, contra o espiritismo, nada contra as prostitutas e sim contra a prostituição, nada contra os Islâmicos e sim contra o Islamismo, nada contra os homossexuais e sim contra o homossexualismo, absolutamente nada contra o espírita, afinal de contas, o espírita assim como todos nós também é um ser humano criado segundo a imagem de Deus, pais de famílias, respeitosos e responsáveis, porém, carente da graça e misericórdia de Deus, o meu desejo e oração é que possa o quanto antes, se entregarem a Cristo e receberem a alegria da libertação e salvação.  

Que Deus em Cristo vos abençoe sempre e para sempre.
Fique na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário