Páginas

sábado, 19 de março de 2011

A Salvação pela graça





"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2 8








Por: Cláudio Martucelli 



Caros irmãos e amigos, graça e paz a todos em nome de Jesus.

Hoje vamos falar um pouco sobre A Salvação pela graça. Boa leitura!


Direto ao assunto, a salvação é obra de Deus!

O salmista entendia muito bem isso ao dizer: "A salvação vem do SENHOR... Salmos 3 8. 
O profeta Jonas depois de passar pelo vale da morte também disse:
"...Do SENHOR vem a salvação". Jonas 2 9. O apóstolo João no Apocalipse diz: "...Aleluia! Salvação e glória e honra e poder pertencem ao Senhor nosso Deus". Apocalipse 19 1.

Portanto queridos, a Salvação é coisa de Deus, não é o homem a religião ou uma igreja que salva, mas somente Jesus Cristo.

No principio o Senhor Deus criou Adão e Eva perfeitos, sem pecado, sem ao menos conhecer o mau. Nessa condição foram colocados no paraíso chamado Jardim do Éden, ou seja, lugar de delícias. Com livre arbítrio o homem podia escolher continuar vivendo eternamente no paraíso ou se aventurar no desconhecido fruto proibido fruto do conhecimento do bem e do mal. "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Gênesis 2 16,17.

Tentados, desobedeceram a Voz Divina e comeram o fruto que concedeu o conhecimento do bem e do mal ao homem recém criado. A desobediência é uma afronta a Deus, sendo assim, ao tomar do fruto proibido e comer com sua esposa, Adão estava se rebelando contra Deus. Assim que comeram o fruto o casal de imediato viram que estavam nus e se envergonharam, não demorou muito e o efeito do pecado já estava presente não só na raça humana mais também na natureza, até hoje a terra sofre as consequências do pecado. 


O pecado gera sofrimento, dor, ódio, inveja, morte física, espiritual e por fim a morte eterna.
Com o pecado de Adão todos os seus descendentes já nascem sob o poder do pecado, ou seja: todos já nascem com os efeitos maléficos do pecado em sua natureza. Como disse Davi em um de seus Salmos, "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." Salmos 51 5. 

Nessa condição a humanidade ficou destituída da graça de Deus e condenada a morte física, espiritual e por fim a morte eterna, portanto precisamos de salvação e de um salvador que nos redima e nos livre do pecado e seus efeitos.  "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 6 23.


Por causa do pecado de Adão é que hoje o mundo está como está, pois seus descendentes (nós, eu, você...e todos) possuímos uma

natureza tendenciosa a pecar e a praticar o mal. 

Há décadas os jornais estampam em suas capas, noticias como: violência, corrupção, prostituição, assassinatos, homicídios, ódio, inveja, guerras e tantas outras maldades, resultado das ações de uma humanidade doente no pecado. "E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente". Gênesis 6 5.


Durante toda linha do tempo da humanidade, o homem sempre buscou a salvação em vários lugares e esperou por milhares de salvadores. De acordo com as culturas cada povo tem seu "salvador", testaram de tudo para alcançar a salvação, mas foi tudo em vão, nenhum homem jamais conseguiu se redimir e cumprir as exigências da justiça Divina, nem mesmo homens santos como Noé, Abraão, Moisés, Samuel e Davi. 

Por isso Deus manifestou o seu amor para com a humanidade, enviando seu Unigênito e Primogênito Filho, puro, santo e sem pecado, para habitar entre nós e pagar o altíssimo preço da salvação de toda humanidade. Como disse João " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" Jo 3:16.  

Caro amigo, Jesus Cristo foi o único nascido de mulher que jamais pecou, é santo e imaculado e portanto em condições de remir a humanidade com o seu puro sangue. Jesus pagou o preço da nossa salvação entregando voluntariamente sua vida na cruz do Calvário. Aleluia!!!

E o que fazemos para ter a salvação? Absolutamente nada!

Como disse, a salvação é de graça, é de Deus, é dom de Deus. 
No plano da salvação o homem entra apenas com fé, ou seja: somente crê, observe os textos abaixo: "E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". Atos 16:30,31.  No sermão da montanha Jesus disse que: "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus". Mateus 10:32.

Condicionar a salvação á obediência de doutrinas e costumes estabelecidos pelo homem é legalismo, é puro farisaísmo e pior, é negar o singular sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário. 


Existem pessoas no mundo que praticam boas obras, fazem doações, ajudam os necessitados e socorrem os inválidos na esperança de um dia serem salvos, porém não é por obras que o ser humano é salvo, é por fé em Jesus! 

Há pessoas que ajuda o próximo, que fazem caridade e não conhecem Jesus, existem céticos que mesmo sem crê em Deus, ajuda os necessitados, mas em nenhum dos casos suas obras o salvarão, obras não salva, somente crendo e confessando Jesus o ser humano será salvo. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2 8,9.

Quem acredita que pode ser salvo por meio das obras ou pelo esforço humano, está anulando a obra de Cristo na cruz do calvário. Por mais rico e poderoso que seja o ser humano, ele jamais poderá pagar o preço de sua salvação, sustentar a ideia de que a salvação pode ser conquistada por obra ou esforço humano, é heresia. 

Sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR..." Sofonias 1 18. "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada."Gálatas 2 16.

Lembre-se, nós obedecemos a Deus porque somos salvos e não para sermos salvos, procure entender isso. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos disse que: 
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Romanos 10 9.

Basta crê e confessa-lo! 
Natanael confessou (João 1 49), 
Pedro confessou (João 6 680, 
Marta confessou (João 11 27), 
O cego confessou (João 9 25-38), 
Os apóstolos confessaram (Atos 5 29-32, 
Paulo confessou (Atos 9 29), vejam o que aconteceu em Éfeso: "E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos". Atos 19 18. Pra ser salvo tem que fazer isso aí, crê e confessar. O ladrão da cruz nos últimos minutos de vida, creu e confessou para  todos ouvirem: "E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. (CONFESSOU) E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino" (CREU-CONFIOU). Lucas 23 41,42. Só confessa quem crê.

Uma vez salvo, salvo para sempre?


O preço que Jesus pagou na cruz foi para toda eternidade, contemplando o passado, presente e futuro, logo o poder remidor do sacrifício de Jesus repara os pecados dos mortos que creram e confessaram antes da morte, dos vivos que creem e confessam, bem como dos que virão e de igual modo crerão e confessarão o Bendito nome de Jesus. 
"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no Espírito”. I Pedro 3 18.

“Não por meio de sangue de bodes ou bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, Uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” Hebreus 9 2.
“Se manifestou uma vez, por todas, para aniquilar pelo sacrifício de si mesmo o pecado” Hebreus 9 26.
Assim também Cristo, tendo se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados” Hebreus 9 28.
“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus” Hebreus 10 12.
Como podemos ver, o sacrifício de Jesus na cruz do calvário foi uma única vez e para sempre, não é preciso mais alguém morrer para salvar o mundo, Cristo já pagou o preço. Aleluia!!!

A Salvação individual e o barco da salvação.




Devemos entender que a Salvação está em Jesus Cristo, logo, se estivermos Nele, estamos salvos. 
O homem que crê em Jesus e o confessa como Senhor e Salvador, está salvo agora no presente e mantendo-se em Jesus será sempre. 

É como se você entrasse em um barco destinado a um porto seguro e todos os que estiverem dentro do barco chegarão são e salvo ao seu destino, porém se no meio do caminho você desistir e abandonar o barco, morrerá, afinal, o ser humano é dotado de livre arbítrio e pode escolher entre permanecer ou abandonar o barco da salvação. Na verdade precisamos apenas crê e manter continuamente essa confissão - (comunhão, contato).  
"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." João 6 47. 
"Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo." Romanos 10 13.

No momento em que o homem crê em seu coração e confessa o nome do Senhor Jesus, o Espírito de Deus entra na vida desse homem regenerando, purificando e santificando o seu coração de todo pecado, ele passa a ser morada de Deus e consequentemente sente o poder do perdão dentro de si, ele encontra a paz divina, o maravilhoso amor de Deus e a verdadeira felicidade que só Jesus pode dar. Como podemos ver na obra da salvação, o Pai, o Filho e o Espírito Santo também estão presente. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós". João 14 16,17.


Como em qualquer meio de transporte, uma viagem de barco requer alguns cuidados, não sou marinheiro, nem prestei serviço militar na marinha do Brasil, mas quando ainda adolescente aprendi a remar e a conduzir pequenos barcos de pesca com meus tios. 

Para a pescaria ou mesmo para a viagem acontecer com segurança, requer muito conhecimento, técnicas e atenção. Tá, e o que isso tem a ver com a salvação? Tudo!

Pois uma vez salvo você precisa ter conhecimento de Deus através da Sua Palavra e para sua segurança, é preciso ter cuidado com a doutrina para não cair no mar da vida e naufragar. 
O pecado é um fardo muito pesado para navegar, não podemos levar o pecado conosco, o pecado só atrapalha e consequentemente nos leva a naufragar, não somente o pecado mas também pesados fardos, tradições e costumes que são preceitos de homens religiosos e não tem nada haver com a Bíblica. Isso é Legalismo, a doutrina dos fariseus, cuidado! "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens". Mateus 15 8,9.

Ainda essa semana estarei postando uma matéria com o tópicos:

1 - qual a diferença entre Doutrina e costumes?
2 - porque ontem era pecado, hoje não é mas?
3 - o que é pecado escriturístico?

Bem... é isso, espero poder tem contribuído para seu esclarecimento e edificação.

Fica na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli  

Nenhum comentário:

Postar um comentário